A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria. Ela afeta, principalmente, os pulmões, mas outros órgãos também podem ser atingidos. Sua transmissão ocorre de uma pessoa para outra por meio de gotículas expelidas pelo doente ao falar, espirrar ou tossir.
Há cura para essa doença, desde que o paciente realize o tratamento completo, obedecendo às recomendações médicas.
Nem sempre a tuberculose afeta apenas os pulmões. Embora o único meio de contaminação seja por meio das vias aéreas, a bactéria que causa a doença pode sair dos pulmões e entrar na corrente sanguínea, infectando outros órgãos.
Uma das formas mais frequentes de tuberculose fora do pulmão é a ganglionar, que acomete principalmente os linfonodos – órgãos do sistema linfático – próximos ao pescoço. Quando acometidos pela doença, eles aumentam de tamanho e, em alguns casos, podem formar pus.. Outros órgãos comumente acometidos pela tuberculose são ossos, olhos, pele, sistema nervoso central e sistemas urinário e reprodutor.
Vale salientar que algumas pessoas estão mais propensas a contrair essa infecção, sendo esse o caso de pessoas HIV-positivas, desnutridas e idosas, que apresentam o sistema imune enfraquecido.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para a cura e para a prevenção da transmissão, incluindo a realização de exames de imagem e testes laboratoriais, bem como tratamento supervisionado conforme as diretrizes nacionais e internacionais.